Empresa

Atuante no mercado desde 1970, a Margossian Sementes, conhecida pela excelência no atendimento e prestação de serviços, dedica-se à importação de batatas-sementes para atender às demandas dos produtores rurais. A empresa leva o sobrenome de seu fundador, Abraham Margossian, personagem extremamente conhecido no ramo e, de modo especial, pelos produtores de batata.

Agata

Atualmente, a Margossian Sementes representa a Cooperativa Agrico BV – Holland, maior empresa exportadora de batata-semente do mundo. A Agrico (www.agrico.nl) é uma empresa de origem holandesa que surgiu em 1973 e atualmente é líder de mercado e reconhecida mundialmente por sua excelência em qualidade de batata-semente e pelo zelo com a segurança alimentar. Além disso, busca constantemente, através de pesquisas e experiências no campo, criar novas cultivares para melhor atender às necessidades de seus clientes, de acordo com a finalidade de cultivo e com as exigências edafoclimáticas. Tudo isso assegura aos clientes da Margossian Sementes total credibilidade e garantia de qualidade nas batatas-sementes adquiridas, viabilizando assim maior competitividade no mercado e bons resultados na colheita e na comercialização de um produto diferenciado e com alto valor agregado.

A Margossian Sementes é associada da ABBA - Associação Brasileira da Batata (www.abbabatatabrasileira.com.br) e da ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas ( www.abcsem.com.br). Como informação adicional, Abraham Margossian é o membro mais antigo da ABCSEM, tendo se associado em 1974. Desde então, já fez parte da diretoria e acompanhou o crescimento da ABCSEM, tendo colaborado para a consolidação da entidade que defende os interesses do setor de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais.

Missão

A Margossian Sementes tem como principal objetivo atender, por meio do processo de importação, os produtores de batata, visando o abastecimento e o estoque de batatas-sementes importadas, bem como realizar o encaminhamento da importação – desde o embarque até a chegada do produto ao cliente – e a assessoria técnica no pós-plantio.

Visão

Ser uma empresa cada vez mais reconhecida e de referência no ramo da importação de batata-semente, colaborando para o seu desenvolvimento comercial, bem como para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva relacionada à bataticultura brasileira.

História

Abraham Margossian, fundador da empresa, estabeleceu seu primeiro contato com o comércio nos anos de 1950, quando ingressou em uma empresa especializada em sacarias novas e usadas para embalar café, batata, sementes e grãos em geral. A partir da década de 1970, com o aumento da demanda no setor de sacaria e o surgimento de novas embalagens plásticas, feitas de nylon, surge a primeira empresa Margossian, a Margossian Comércio de Sacaria, que posteriormente, passou a agregar também a comercialização de sementes de hortaliças, principalmente batata, a suas atividades. Após 2 anos, em 1972, fundou a Comercial Agrícola Margossian, que atuava no mesmo ramo porém, funcionava na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Em 1994, Sr. Abraham realizou os primeiros ensaios com a cultivar Agata, cujo registro no Registro Nacional de Cultivares (RNC) foi feito em 1999. A partir daí, se deu o processo de importação desta cultivar, que em dois anos alcançou uma rápida ascensão, sendo responsável, atualmente, por cerca de 60% do mercado de consumo de batata no Brasil. A partir de 1998, as duas empresas se fundiram e a empresa resultante da fusão passou a atuar como Margossian Sementes, trabalhando unicamente com a comercialização da batata-semente e mudando a sede para Indaiatuba, interior de São Paulo.